2º Semestre
Expectativas- 2º Semestre – 4º Ano
Língua
Portuguesa
Conteúdo
|
Expectativa
|
Diferentes
textos:
·
Textos de memória;
·
Fábulas;
·
Contos de fada;
|
Saber
ouvir; Identificar, interpretar e recontar cada gênero textual de acordo com as
principais características, oralmente.
|
Ortografia:
·
B/P;
·
C/G;
|
Usar
escrita alfabética ortográfica.
|
Pontuação:
·
Exclamação;
·
Ponto final;
|
Conhecer
o uso adequado da pontuação da língua para produção de frases e textos com mínimo coerência e
coesão.
|
Gramática:
·
Singular e plural;
|
Conhecer
o uso adequado de determinadas palavras na frase, ampliando a qualidade
textual e o vocabulário.
|
Matemática
Conteúdos
|
Expectativas
|
SND (Números até 50)
·
Quadro de valor posicional;
·
Composição e decomposição;
·
Leitura escrita numérica;
·
Comparação de quantidades;
|
Conhecer e fazer uso de conceitos numéricos,como,nomear, decompor e ler os números nas unidades das
ordens (unidade, dezena).
|
Operações
·
Adição ;
·
Situações-problema;
|
Analisar o
enunciado de um problema percebendo assim, sua resolução, por meio de
ilustração e/ou operação matemática.
Saber realizar
a sequência operacional.
|
Espaço e Forma:
·
Figuras planas;
|
Identificar
diferentes conceitos apresentados de acordo com suas características.
|
Grandezas e Medidas:
·
Sistema monetário;
|
Fazer uso
corretamente das unidades propostas.
|
Tratamento da informação:
·
Análise e construção de tabelas e gráficos;
|
Saber analisar,
ler e construir adequadamente as informações contidas nesse tipo de texto
coletivamente.
|
Habilidades:
História e
Geografia
Conteúdos
|
Expectativas
|
Pindamonhangaba:
·
Leitura cartográfica;
·
Cidades limítrofes;
·
Relação entre zona urbana e rural;
·
Serviço público;
·
Meios de Comunicação;
·
Meios de transporte;
·
Folclore regional;
·
Tipos humanos;
·
História local;
·
Os símbolos municipais;
·
Administração do município;
|
Conhecer
a origem histórica do município.
Compreender
o sistema municipal de administração pública, cultura regional.
|
Habilidades
Analisar a procedência geográfica e
cultural de suas famílias e as histórias envolvidas nos processos de fixação
Identificar as ascendências e
descendências das pessoas que pertencem à sua família
Explicar a origem das cidades, suas
organizações questões e crescimento urbanístico e formação do vale do Vale do
Paraíba.
Comparar e contrastar as organizações
dos espaços urbanos e rurais no que se refere a sua estrutura política
econômica e social
Identificar estratégias que possibilitam
organizar os acontecimentos sequencialmente.
Distinguir como a tecnologia se
relaciona com a vida cotidiana e qual seu papel: o conforto e o desconforto que
trazem os benefícios e malefícios.
Descrever e fazer uso de diferentes
meios de comunicação.
Comparar os meios de transporte no
espaço urbano e rural ao longo do tempo. Livro da Nova Dutra
Identificar e contrastar no meio urbano
e rural, as manifestações culturais e a localidade.
Ciências
Conteúdos
|
Expectativas
|
Seres
vivos (animais e vegetais);
Defesas
do corpo;
Água
(capacitação e armazenamento);
Lixo;
Solo;
Saneamento
Básico;
|
Reconhecer
os seres vivos e suas necessidades de sobrevivência e qualidade de vida.
|
Habilidades
Conceituar a integração entre água,
solo e seres vivos.
Conceituar alguns tipos de solo
promovendo atitudes que favoreçam sua preservação.
Explicar o equilíbrio necessário entre
seres vivos ambientes e vegetais.
Identificar a importância da
preservação da saúde.
Analisar a importância das defesas
estimuladas e naturais do corpo humano.
Localizar informações sobre os modos de
captação de água na região e conhecer medidas para solucionar eventuais
problemas.
Comparar as diferentes formas de coleta
e destinação do lixo.
Identificar alterações causadas no solo
por meio das diversas ações humanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário