Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Planejamento Escolar

2º Semestre



Expectativas- 2º Semestre – 4º Ano

Língua Portuguesa

Conteúdo
Expectativa

Diferentes textos:
·         Textos de memória;
·         Fábulas;
·         Contos de fada;


Saber ouvir; Identificar, interpretar e recontar cada gênero textual de acordo com as principais características, oralmente.


Ortografia:
·         B/P;
·         C/G;



Usar escrita alfabética ortográfica.

Pontuação:
·         Exclamação;
·         Ponto final;


Conhecer o uso adequado da pontuação da língua para produção  de frases e textos com mínimo coerência e coesão.

Gramática:
·         Singular e plural;


Conhecer o uso adequado de determinadas palavras na frase, ampliando a qualidade textual e o vocabulário.

Habilidades


Matemática

Conteúdos
Expectativas
SND (Números até 50)
·         Quadro de valor posicional;
·         Composição e decomposição;
·         Leitura escrita numérica;
·         Comparação de quantidades;


Conhecer e fazer uso de conceitos numéricos,como,nomear, decompor e ler os números nas unidades das ordens (unidade, dezena).

Operações
·         Adição ;
·         Situações-problema;
Analisar o enunciado de um problema percebendo assim, sua resolução, por meio de ilustração e/ou operação matemática.
Saber realizar a sequência operacional.

Espaço e Forma:
·         Figuras planas;


Identificar diferentes conceitos apresentados de acordo com suas características.
Grandezas e Medidas:
·         Sistema monetário;


Fazer uso corretamente das unidades propostas.
Tratamento da informação:
·         Análise e construção de tabelas e gráficos;


Saber analisar, ler e construir adequadamente as informações contidas nesse tipo de texto coletivamente.


Habilidades:

               

História e Geografia

Conteúdos
Expectativas
Pindamonhangaba:
·         Leitura cartográfica;
·         Cidades limítrofes;
·         Relação entre zona urbana e rural;
·         Serviço público;
·         Meios de Comunicação;
·         Meios de transporte;
·         Folclore regional;
·         Tipos humanos;
·         História local;
·         Os símbolos municipais;
·         Administração do município;

Conhecer a origem histórica do município.
Compreender o sistema municipal de administração pública, cultura regional.

Habilidades

Analisar a procedência geográfica e cultural de suas famílias e as histórias envolvidas nos processos de fixação
Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua família
Explicar a origem das cidades, suas organizações questões e crescimento urbanístico e formação do vale do Vale do Paraíba.
Comparar e contrastar as organizações dos espaços urbanos e rurais no que se refere a sua estrutura política econômica e social
Identificar estratégias que possibilitam organizar os acontecimentos sequencialmente.
Distinguir como a tecnologia se relaciona com a vida cotidiana e qual seu papel: o conforto e o desconforto que trazem os benefícios e malefícios.
Descrever e fazer uso de diferentes meios de comunicação.
Comparar os meios de transporte no espaço urbano e rural ao longo do tempo. Livro da Nova Dutra
Identificar e contrastar no meio urbano e rural, as manifestações culturais e a localidade.

Ciências

Conteúdos
Expectativas
Seres vivos (animais e vegetais);
Defesas do corpo;
Água (capacitação e armazenamento);
Lixo;
Solo;
Saneamento Básico;

Reconhecer os seres vivos e suas necessidades de sobrevivência e qualidade de vida.


Habilidades

Conceituar a integração entre água, solo e seres vivos.
Conceituar alguns tipos de solo promovendo atitudes que favoreçam sua preservação.
Explicar o equilíbrio necessário entre seres vivos ambientes e vegetais.
Identificar a importância da preservação da saúde.
Analisar a importância das defesas estimuladas e naturais do corpo humano.
Localizar informações sobre os modos de captação de água na região e conhecer medidas para solucionar eventuais problemas.
Comparar as diferentes formas de coleta e destinação do lixo.
Identificar alterações causadas no solo por meio das diversas ações humanas


















Nenhum comentário:

Postar um comentário